Nav

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

COPA, IPANEMA E LEBLON

RIO !!!!Dá para não amar? Talvez. Na verdade o Rio de Janeiro tem muita coisa para detestarmos, principalmente quem gosta de civismo, quem respeita a natureza, quem gosta de frequentar praias limpas. Os cariocas, principalmente os do da parte Sul, os moradores do Leblon e Ipanema, são os primeiros a condenar muita coisa que se passa na parte sul da Cidade. 

Sempre viveram ou tentaram viver dentro duma bolha. Uma zona mais limpa, mais segura, onde há os melhores restaurantes e bares da Cidade. O metro quadrado mais caro de sempre, é aqui, no Leblon. Aqui moram as chamadas Patricinhas, vemos pessoas realmente bonitas, cheirosas e com roupa de marcas de luxo. Mas... não existe segurança no Rio, minha gente. Não existe 'bolha mágica', isso só dentro dos vossos AP's. Sentem-se revoltados, condenam e desprezam os blocos de rua ( os blocos de carnaval', porque sujam as ruas e provocam insegurança local. Ora bem, antes, muitos deles, iam apanhar bebedeiras para os blocos que existiam de Ipanema /Copacabana até ao centro. Agora, talvez desde há uns anos para cá, há blocos em todo o lado, as pessoas ficam presas em casa, porque para sair, só mesmo 'participando no bloco'!!!!Tem a sua graça, não nego. 
Mas compreendo o desespero dos moradores, eu mesma, desesperei. O cheiro nas ruas é do pior que se possa imaginar. Há um mix de cheiros, imaginem juntar cerveja e xixi. As ruas todas com esse cheiro. Bom, sem mais rodeios: É MIJO. Não é cheiro de xixi, é mijo. É isso. É vómito, cerveja entornada. É muito lixo nas ruas, muita confusão. Não sei se querem que descreva as praias, durante estes dias. As praias de Copa/Ipanema e Leblon, já não são limpas, então nesta altura é para esquecer. Mas o Leblon, transmite alguma segurança e eu estou a adorar. Podes ir correr/passear no calçadão de noite, geralmente, sem perigo algum. O truque é: ser esperto. Ter cuidado. Não vacilar demais.

Venham ao Rio de Janeiro!Antes que o metrô do Leblon fique pronto!!!!Porque nessa altura, o Leblon vai sair totalmente da tal bolha!

Mas há pequenos detalhes que marcam, as barracas onde alugamos a famosa cadeira e o 'guarda-sol', muitas vezes chamado de 'barraca'. Quando queremos beber uma água de coco, basta levantar a mão, alguém vem logo a correr. Os vendedores de praia, passam, não de minuto a minuto, mas de 20 em 20 segundos. 'É o kibon, sorvete Itália minha gente' 
Não é mais do que os nossos gelados da Olá!!!! 'É matte fresquinho, matte Leão geladão. Biscoito Globo' / ' Matte Leão e matte limão 'Matte é um chá, demasiado doce para o meu gosto, mas têm de provar. Juntam com limonada . Bem fresco, sabe bem. Os biscoitos Globo, são biscoitos de polvilho. Não dá para visitar o Rio e não provar.


' Sucolé do Claudinho'Este aconselho. Raramente passa. Ele está devidamente equipado. Encarnado e Amarelo. É o melhor sorvete. É vendedores de queijo coalho assado na brasa, é o kibe, a esfirra... Fome? ninguém passa!Milhares de vendedores de cangas, biquínis, viseiras... Cuidado com o mar. Há dias em que até está limpa a água, algumas vezes quente, mas quase sempre forte e a puxar. Todos os dias, vemos o helicópetro a ir resgatar pessoas da àgua. Não se assustem, pelo menos são rápidos, raramente acontece o pior. Aqui, é comum vermos estes resgates.Se tiverem carro, ou forem mais do que dois e menos de cinco, vão de taxi, uber, mas tentem ir à barra, as praias lá são melhores.Aconselho irem conhecer a praia de Joatinga, a prainha, irem a Angra dos Reis, Arraial do cabo, cabo frio...Há tanta coisa bonita e maravilhosa. Principalmente quando a cidade é vista do alto.Atrevo-me a dizer que a vista do Pão de Açúcar, o pôr do Sol, foi talvez a coisa mais bonita que vi na vida.É indescrítivel!LINDO! Subir o morro dos dois irmãos, andar de moto boy, comer uma feijoada no bairro de Santa Tereza, visitar a Lapa, conhecer a escadaria do selaron, andar de Helicópetro, são um 'must-do' da vossa viagem ao Rio. Nunca fazer a viagem de Heli do 'Pão de Açucar', é um roubo o preço. Há bem mais barato. Cuidado meninas com as compras. O Rio engana, quando damos por nós, virámos cariocas, mas das falidas!!!Subir o morro é Top. E ir ao Arpoador ver o pôr do Sol é obrigatório.
Café da manhã?? Se querem algo mais Europeu e chique, vão ao 'Talho capixaba', no Leblon, mas preparem-se para tirar senha e esperar. Eu sou fã do BIBI, na Ataúlfo Paiva. É o meu Açaí preferido, tem coisas maravilhosas. Para café da manhã não abdico das 'Torradas Petrópolis' com ovo mexido. Provem as tapiocas, podem adicionar extras. Podem ir ao Centro da cidade ou ao forte de Copacabana, à confeitaria Colombo, muito famosa. Vejam na net!!!
No Parque Lage, tomam um café da manhã com uma vista linda se tiver sol. Mas acho caro para o que se come e as filas podem ser enormes. Quem quiser ir, vá bem cedo. BBlanche... a qualquer hora do dia, tem o melhor pastel do Rio. O menos gorduroso. O de frango acho muito seco, não aconselho. O de carne é bom, o de soja é muito bom, podem acrescentar picante. O picante deles líquido, chamam 'pimenta', não esqueçam. O de peru com queijo minas é muito bom mas o meu preferido é o de banana!!! NOSSA!!!! Sucos, quando vim, disseram-me para provar o 'fruta do conde com maracuja', acertaram! Mas não o peçam sem açúcar, perde a piada toda! Querem beber um bom suco verde? Têm o 'JÁÉ'!!! O suco verde e o Suco refrescante!! Não leva açúcar e é muito bom. Comida sem glúten há em muitos lugares, aqui é o cantinho das dietas. Mas acho algumas coisas com um preço puxado. Brigadeiros??? em todo lado é bom!!!Almoçar? Estou para ir ao Veloso. Não fui ainda. Os restaurantes Balada mix, são bons. Quem come carne, prove a carne seca. Seja em pastel ou refogada com cebola como servem aqui, acompanhada de farofa que é a melhor que comi. O Galeto, para quem quer comer frango, o valor para um galeto com vários acompanhamentos, está a 45 reais. Dá para duas pessoas, se bem que o 'galeto' é mínimo. Podem pedir outro simples, por mais 20 reais. Mas os acompanhamentos são bons. A farofa, arroz e batatas muito boas. A Batata Portuguesa, é a das rodelas. Aqui, neste restaurante, estas batatas são TOP. 
Jantar? Quintas e Domingos, Baixo-Gávea ao barrote!!! Podem ir comer uma mega picanha, ao Braseiro, seja que dia for. Não há reservas, é chegar e esperar por mesa. Não é barato, mas não é dos mais caros.Vale a pena. Arroz de 'Brócolis', OK? E farofa com Banana e Ovo. M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-O!O jobi tem uma picanha muito boa, é um bar que fica aberto, até de manhã...É onde o pessoal acaba sempre a noite!!! 
O Belmonte, se forem cedo, bebem umas cervejas e comem umas empadas.Há muitos lugares. Estou a morar na rua dos restaurantes fancy , o Sushi-Leblon ( para ver e ser visto), Zuka, etc... São bons, mas vejam não se metam a gastar logo tudo!Uffa...Fiquei com fome. É tarde, mas tenho a sorte de estar numa rua movimentada, o meu pastel de banana está à minha espera. Boa Noite


Sem comentários :

Enviar um comentário

i always wonder why birds choose to stay in the same place, when they can fly anywhere on the earth..then i ask myself the same question'
' She had no place she could go without getting tired of it and because there was nowhere to go but everywhere, keep rolling under the stars'