Nav

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Pasteis de Couve Flor e Quinoa



Tenho tido vários pedidos para partilhar receitas sem ser de pequenos almoços ou lanches, que sejam diferentes das tradicionais, sejam saudáveis e com vegetais! Acho que consegui tudo isso com esta receita.
Não sou vegetariana, nem vegan, apenas não como carne, mas tento sempre que as receitas sejam boas para qualquer tipo de alimentação  Assim os vegetarianos agradecem e os restantes experimentam novos mundos!!
A cozinha portuguesa é simplesmente deliciosa e se há coisa que se tem saudades quando se está fora é da nossa comidinha. Mas tenho que admitir que quando nos concentramos só em carne e peixe acabamos por comer quase sempre o mesmo. Já os vegetais oferecem uma variedade incrível, aliás acho que não repeti um prato no último ano porque estou sempre a inventar com vegetais…
A quinoa foi uma descoberta recente (1 ano) e simplesmente A d o r o! E não podia ser mais versátil.
Couve flor, aquele legume adorado ou odiado, mas que permite fazer receitas incríveis (base para pizzas, tabouleh, muffins, pesto, etc)
Por isso espero que gostem destes pastéis!


Ingredientes Pasteis:
1 chávena de quinoa cozida
2 chávenas de couve flor ligeiramente assada
2 “ovos de linhaça” (2 colheres de sopa de linhaça moída com 6 colheres de sopa de água)
½ chávena de cenoura ralada
2 dentes de alho ralados
1 chávena de flocos de aveia finos, triturados em farinha
Salsa e coentros picados
½ colher de chá de sal
Pimenta e noz moscada a gosto



Ingredientes salada:
Salada Ibérica
Espinafres baby
Rabanetes
Romã
Azeite, vinagre balsâmico, sal grosso e mostarda doce

Ingredientes molho de hortelã:
3 colheres de sopa que queijo Quark
Hortelã picada
Sumo e raspa de meio limão
Azeite
Pimenta q.b

Pré aqueça o forno a 200ºC.
Prepare os “ovos de linhaça” misturando a linhaça moída com água e deixe repousar.
Cozinhe a quinoa de acordo com as instruções do pacote (1/2 chávena de quinoa para 1 ½ de água durante cerca de 20 minutos) e ponha de parte.
Ao mesmo tempo leve ao forno a couve-flor durante 5 minutos. (não desligue o forno)
Coloque os flocos de aveia no processador e triture até ficar em farinha. Ponha à parte.
Coloque a couve-flor assada no processador e triture até ficar picada (cuidado para não triturar em excesso).

Numa tigela misture a quinoa cozida, a couve-flor picada e assada, a cenoura ralada, o alho, a salsa e os coentros, o sal, os temperos, a farinha de aveia e os “ovos de linhaça”.
Forme pequenos pastéis com as mãos e coloque no tabuleiro do forno forrado com papel vegetal. Leve ao forno durante 15 minutos. Vire os pastéis e deixe cozinhar mais 10 minutos, e estão prontos!

 Prepare o molho de hortelã misturando todos os ingredientes numa tigela.

Prepare a salada e tempere.

E sirva!

Opcional: Se quiserem um toque mais torrado passem na frigideira 2 minutos de cada lado com um fio de azeite

Enjoy!!


Benefícios
A quinoa é um alimento de alto valor biólogo, ou seja, possui todos os aminoácidos essenciais que o nosso corpo precisa para funcionar corretamente.
Por ser rica em proteínas, a quinoa ajuda no fortalecimento muscular, principalmente para quem pratica atividades físicas. Possui quantidades significativas de ômega 3 e 6 que são importantes aliados na prevenção de doenças cardiovasculares e redução do colesterol. Ajuda no fortalecimento dos ossos e prevenção de doenças como osteoporose e hipertensão, devido a suas quantidades de cálcio.

As vitaminas do complexo B presentes na quinoa são parte essencial para o bom funcionamento do sistema nervoso, manutenção muscular e síntese de hormônios. Além disso, as fibras presentes no grão dão a sensação de saciedade, podendo favorecer o emagrecimento. Ela também é rica em zinco, um nutriente que atua no fortalecimento do sistema imunológico e nos processos de cicatrização. Por fim, também é um grão recomendado para pessoas que possuem doença celíaca, já que não contém glúten.

Não é um ingrediente barato mas rende 4 vezes o seu tamanho. Compro a mistura de quinoa branca, vermelha e preta no Celeiro ou no Brio, mas escolham a que preferirem.



Curiosidades


Para esta receita inspirei-me numa que criei há uns tempos da Green Kitchen Stories mas com espinafres e queijo feta(http://instagram.com/p/wd7i0_Luyn/?modal=true )

O queijo Quark foi mais uma das maravilhosas descobertas que fiz. Faz parte da lista dos queijos magros e é um substituto perfeito ao queijo filadélfia. Podem encontrar em qualquer supermercado mas recomendo o do Aldi ou do Lidl pois são os mais baixos em gordura (e também os mais baratos). Aliás estes dois supermercados têm vindo a surpreender bastante



TheDevilWearsWords & Martilicious_Food
 


2 comentários :

  1. Tem aqui receitas que agradaram imenso. Vou experimentar algumas. Obrigado, Filipa. Bjs

    ResponderEliminar

i always wonder why birds choose to stay in the same place, when they can fly anywhere on the earth..then i ask myself the same question'
' She had no place she could go without getting tired of it and because there was nowhere to go but everywhere, keep rolling under the stars'